Como Usar o Whatsapp para Marketing e Vender Mais

Escreva subtítulo aqui

Como Usar o Whatsapp para Marketing e Vender Mais

O aplicativo mais utilizado no país pode ajudar o seu negócio

Mais de 1 bilhão de pessoas já utilizam o WhatsApp no mundo. Segundo dados liberados pelo IBOPE, em sua plataforma de pesquisas online, a CONECTAí Express, o aplicativo já é o mais utilizado pelos usuários brasileiros.

Hoje, 91% dos internautas do país usam a plataforma, o que a deixa a frente de aplicativos como o Facebook, Instagram, Messenger e Twitter.

A ferramenta, que apareceu como uma alternativa ao sistema de SMS (Short Message Service), fez sucesso ao oferecer suporte ao envio e recebimento de mensagens de texto, áudio, arquivos e imagens a partir de seus celulares sem gastos adicionais, bastando uma conexão com a internet.

Por isso, dentre as muitas possibilidades de utilização do Marketing digital para fidelizar clientes, a utilização do Whatsapp está ganhando cada vez mais espaço.

Além de ser uma ótima ferramenta para gerenciar clientes e contatos de forma rápida e eficiente, a plataforma tem diversas funções que podem ser úteis na hora de usar o Whatsapp para o marketing da sua empresa.

O que hoje começa a ser chamado de Whatsapp Marketing, não é uma substituição de outros canais digitais para atendimento ao público, mas sim uma forma de complementar as estratégias da empresa na busca por clientes mais satisfeitos.


Neste artigo você vai aprender:

  • a usar os recursos do whatsapp para potencializar a comunicação com os clientes;
  • como utilizar listas de transmissão para enviar conteúdo;
  • como transformar a plataforma em uma ferramenta para feedback e fidelização de clientes.

Mas, antes de tudo, para utilizar a plataforma de forma profissional e evitar problemas, é importante ter um celular bom e exclusivo para esse canal. O grande volume de mensagens e contatos pode travar o seu aparelho, caso não seja potente o bastante.

Outro ponto importante é respeitar seu público e compartilhar conteúdo apenas com aqueles que têm interesse em recebê-lo.

Lembre-se que o cliente deve ter conhecimento e estar de acordo com o meio de comunicação utilizado. Isso pode ser feito por meio de formulários de captura de leads.

Pergunte ao seu cliente se ele deseja receber seu conteúdo e peça para ele adicionar seu número. Salve todos os contatos em sua agenda, identificando-os por nome, empresa e outros dados úteis para reconhecimento.

Além disso, é importante deixar o seu número no site da empresa e redes sociais e estar realmente à disposição ou estabelecer um horário prévio de atendimento.

Confira as principais formas que empreendedores e empresas podem usar o whatsapp em suas estratégias de marketing digital para se destacar no mercado e ganhar a lealdade do consumidor:

Whatsapp Web

A primeira dica é referente ao Whatsapp Web. Esse recurso permite que você utilize a plataforma em seu computador, o que vai facilitar e muito a sua vida na hora de enviar conteúdo para a sua lista. ⌨

Certifique-se de que o seu celular e o computador estejam conectados à mesma rede Wi-Fi, abra o navegador Google Chrome no PC e acesse a página do Web WhatsApp.

No aparelho, abra o aplicativo, selecione o menu e em seguida escolha "WhatsApp Web", faça a leitura do código QR que é exibido na tela do computador e pronto! Agora é só "mandar um whats" pro pessoal da sua lista.

Stories/Status

Neste recurso você pode publicar fotos, vídeos, promoções, ações e avisos, que ficarão disponíveis para visualização por apenas 24h.

Ele não é uma mensagem direta, mas sim um compartilhamento de conteúdo com a sua rede de contatos.

Para utilizar essa ferramenta, porém, é necessário que o seu cliente tenha o seu número salvo em sua agenda. Peça para eles te adicionarem após o primeiro contato. 

Lista de transmissão

Essa ferramenta permite que você envie a mesma mensagem para todos os seus contatos ao mesmo tempo, sem agrupá-los ou que eles saibam que você enviou o mesmo conteúdo para outros membros da sua lista.

Atualmente, esse recurso é a melhor maneira de atingir um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

A transmissão, porém, tem um limite de 256 contatos por envio. Por isso, caso você possua um número maior de contatos, é só criar mais listas.

Mas, lembre-se, esse recurso só funciona quando o seu número de telefone está salvo na agenda dos contatos do seu cliente.

Com a lista de transmissão do Whatsapp, cada cliente receberá suas mensagens individualmente, o que te possibilitará também iniciar um diálogo de forma exclusiva com cada contato.

Whatsapp como ferramenta de serviço de atendimento ao consumidor

O whatsapp trouxe a possibilidade das empresas estreitarem o seu relacionamento com os clientes de forma rápida e eficiente. Por isso, não pode ser encarado apenas como mais uma forma de se chegar ao cliente, mas também como um meio de estar à disposição.

A fidelização de clientes é um processo que precisa, obrigatoriamente, de acessibilidade, ou seja, a capacidade de estar disponível para ouvir, tirar dúvidas e orientar o público sobre seus produtos ou serviços.

Hoje, relacionar-se com o consumidor, tanto na hora de fazer negócios como no pós-venda é essencial.

Na era digital em que vivemos, os consumidores esperam respostas imediatas às suas perguntas e reclamações. Isso dá maior segurança no momento da compra e também ajudará a sua marca a identificar as necessidades do seu público.

O WhatsApp, como plataforma de relacionamento, humaniza sua empresa. Com esse recurso, o cliente tem a certeza de estar falando com alguém que ele pode ver, ouvir e interagir.

CONCLUSÃO

Se a sua ideia é enviar conteúdos de forma recorrente para seus contatos, nosso conselho é que você procure dosar o volume de mensagens para não ser invasivo.

Essa frequência deve ser bem pensada, para não virar SPAM e incomodar as pessoas. O Whatsapp, embora seja considerada uma rede social, é um meio direto e íntimo de contato, por isso, é preciso ter cuidado. Além, claro, da permissão do seu público.

A rapidez é, sem dúvidas, o grande diferencial dessa plataforma em relação aos outros canais, assim como o grande alcance possível, devido ao número de usuários no país.

Uma forma simples de você começar a trabalhar com o aplicativo é começar a divulgá-lo para o público em outros canais, como o seu site e redes sociais. Faça chamadas que incentivem a interação e deixe claro que você estará disponível.